30 de janeiro de 2019

As férias escolares estão chegando ao fim. Nesse época do ano nos preocupamos com material escolar, uniforme, mochila, lancheira… E o que vai dentro da lancheira, você tem se preocupado? Selecionei 10 dicas que vão  lhe ajudar a organizar uma lancheira saudável .

Sou Educadora Física e trabalho em escola, com crianças na faixa etária de 3 a 12 anos. E infelizmente noto que as crianças comem muitas “porcarias” nos lanches e isso é diariamente. Muito refrigerante, biscoitos recheados, salgadinhos e muitos doces.

Precisamos mudar essa triste realidade urgentemente!  Cada dia passa a obesidade infantil aumenta e doenças como diabetes, colesterol alto, pressão alta estão cada vez mais presentes em crianças.

Tenho uma filha de 9 anos e sei muito bem o quanto é difícil inserir hábitos saudáveis nas crianças, principalmente quando o ambiente não ajuda. A correria do dia-a-dia também dificulta. Muitas das vezes, nós pais optamos por mandar nos lanches produtos industrializados de baixo valor nutricional ou até mesmo dinheiro para comprar o lanche na cantina da escola.

Mas com essas dicas, ficará mais fácil seu filho (a) levar um lanche saudável e se alimentar melhor na hora do recreio!

    •  dica 1: Faça uma planilha ou tabela com os lanches que a criança levará. Pode ser semanal, quinzenal ou mensal. Isso será de acordo com sua rotina, como você faz suas compras. Assim você poderá variar ainda mais e agregar mais qualidade nos lanches.
    • dica 2: Selecione receitas que possam ser feitas em quantidade, armazenar por alguns dias em geladeira ou até mesmo congelar. Isso fará que você economize tempo.
    • dica 3: Tenha sempre algum biscoito (ou bolacha) saudável na dispensa. Isso ajuda caso tenha algum imprevisto e não consiga preparar nada. Existem boas marcas no mercado.
    • dica 4: Leia os rótulos! Fique de olho no que seu filho consome. A ordem de leitura dos rótulos é decrescente, isso que dizer que o primeiro ingrediente da lista é o que contém mais no produto.
    • dica 5: Substitua os refrigerantes, sucos de caixinha e guaraná natural , por sucos de fruta natural. Tenha sempre em casa frutas da estação e poupas de frutas, isso facilita muito. Tenho sempre poupas de frutas em casa. Basta bater no liquidificador minutos antes da criança ir para escola. Mas não esqueça de conferir o rótulo das poupas também.

{ Tenha forminhas de cupcake de silicone, são práticas para as preparações}

    • dica 6: Inclua sempre uma porção de fruta na lancheira.
    • dica 7: Deixe a criança participar do preparo e organização da lancheira.
    • dica 8: As vezes é necessário fazer alguns combinados. Ter equilíbrio é fundamental para uma alimentação saudável. Aqui em casa, permito que minha filha leve dinheiro para comprar na escola de uma a duas vezes ao mês.
    • dica 9: Se a criança não tem o hábito de comer coisas saudáveis, é bom ir inserindo aos poucos. Começar pelos sucos de frutas naturais pode ser uma boa opção.
    • dica 10: Para ajudar na conservação dos lanches, utilize uma bolsa em gel, aquelas que colocamos no freezer e elas congelam. São vendidas em farmácias ou lojas de materiais hospitalares. Caso não consiga ter uma, coloque uma garrafa pequena congelada na lancheira.

{Foto: bolsa em gel que ajuda na conservação dos lanches}

Em alguns casos, é necessário o consultar  algum profissional da área da saúde, como um médico ou uma nutricionista.

Espero que gostem das dicas e que possam ser úteis!

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